Get Adobe Flash player

Adm

CURSO

Em geral, os dois primeiros períodos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. A partir do terceiro período começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários.

O PERFIL DO ADMINISTRADOR

Homem jovem, com renda mensal entre 3,1 e 10 salários mínimos, empregados de empresas de grande porte do setor privado. Esse é o perfil do administrador de empresas segundo a Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador 2011, feita pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), divulgada em maio de 2012. O estudo apontou o crescimento das seguintes áreas de atuação: gestão de recursos humanos, administração com foco em sustentabilidade, empreendedorismo, gestão pública e gestão focada em TI (tecnologia da informação).

FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR

O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços.   

MERCADO DE TRABALHO

O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de formandos a cada ano. Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011, existiam no país em 2010 cerca de 705 mil futuros administradores. Esses dados dão uma ideia de quão concorrido é esse mercado. "Mas o crescimento da economia e a necessidade de melhoria nos processos produtivos nas empresas mantêm em alta a demanda por esse profissional", afirma Alexandre Ferreira de Pinho, professor da Universidade Federal de Itajubá. O administrador é procurado em todos os setores do mercado. A Região Sudeste oferece as melhores oportunidades. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados.

Salário inicial: R$ 2.000,00 (fonte: Conselho Federal de Administração).

Copyright © 2012 FAPACI Todos os direitos reservados.